segunda-feira, 27 de junho de 2016

E O GOVERNO?

O Itaim Paulista está sofrendo com as enchentes causadas pela poluição do bairro.












A Prefeitura não está agindo para solucionar o problema, pois deveria ser feita a coleta de lixo todos os dias, mas, neste bairro, o lixo é coletado somente em alguns dias da semana.





Para a solução destes problemas, deveriam aumentar os dias de coleta no bairro, colocar mais lixeiras e contratar fiscais para não deixar a população continuar a poluir o bairro. 

PARÓDIA "BAILE DE FAVELA" VERSÃO DENGUE

Vimos durante os estudos que esse lixo nas ruas do Itaim Paulista pode acumular água parada, e com ela insetos... Inclusive o mosquito Aedes Aegypti, famoso causador da dengue, chycungunia e zika vírus. Que tal espantar o mosquito cantando? Mas não vale só cantar, tem que agir! Esta paródia foi feita pela aluna Giovana Camargo, do 7º ano A da Escola de Tempo Integral Professor João Batista Vilanova Artigas.

PARÓDIA "BAILE DE FAVELA" VERSÃO DENGUE

Aedes veio quente
Mas tamo por dentro
Aedes veio quente
Mas tamo por dentro

Quer desafiar? Não tô entendendo
Mexeu com o Artigas, o mosquito sai perdendo

O Artigas
Vai te combater
Nós estamos juntos
Para te vencer
Sem água parada tu não vai nascer
E o brasil inteiro vai eliminar você

Aedes veio quente
Mas tamo por dentro
Aedes veio quente
Mas tamo por dentro

Quer desafiar? Não tô entendendo

Mexeu com o Artigas, o mosquito sai perdendo

ECOPONTO PESQUEIRO

Próximo à Escola Estadual de Ensino Integral Professor João Batista Vilanova Artigas há um Ecoponto. Chama-se "Ecoponto Pesqueiro", localizado próximo ao famoso multirão, na esquina da rua Caiuas, nº 18 com a Avenida Itamerendiba, ao fim da rua do pesqueiro.


No bairro há também o "Ecoponto Moreira" na rua João Batista de Godói, nº 1164, perto da escola Celidônio.

"Ecopontos são locais de entrega voluntária de pequenos volumes de resíduos. O munícipe pode depositar gratuitamente até 1 m³ de resíduos por dia, o que equivale a uma caixa d’água de mil litros. O morador pode descartar resíduos da construção civil, tais como pisos, azulejos, cimento, terra, telhas de cerâmicas e sem amianto, entulhos em geral; grandes objetos como móveis, poda de árvores; e resíduos recicláveis como papel, papelão, plásticos, vidros e metais.

Nos ecopontos não são permitidos orgânicos, materiais industriais (graxa e tinta, por exemplo), telhas de amianto, lâmpadas fluorescentes, resíduos hospitalares e eletroeletrônicos. Todas as unidades funcionam de segunda a sábado das 6h às 22h e aos domingos e feriados das 6h às 18h."
 

Fonte: Amlurb

Conscientizando a população

O Itaim Paulista tem seus grandes valores, porém, tem também problemas.  O bairro sofre com os problemas causados pelo excesso de lixo, sendo os principais as enchentes, poluição, doenças e falta de moradia.


Os bairros de classe alta possuem mais higiene e sofrem mais cobrança, eles têm mais educação ecológica, e isso possivelmente é o motivo deles se conscientizarem mais.



As pessoas devem refletir, conscientizar os moradores para limpar o bairro, para jogarem o lixo no Ecoponto, deixando assim o bairro mais bonito e limpo, pois o lixo que elas jogam acaba afetando a si e às pessoas ao seu redor. 




Hino oficial do Itaim Paulista

YES, NÓS TEMOS UM HINO!


Assistindo ao documentário sobre o bairro, descobrimos que há um hino oficial do Itaim Paulista composto por um professor que aparece também no mesmo vídeo. Seu nome é Professor Nilton Damasceno Ferreira. Ele foi professor da nossa professora Bruna. Ela disse que ele foi um bom professor, e que ele tinha uma biblioteca chamada "Guarani", que era a única do bairro na época que ela estudava. É um hino bonito, vale a pena ouvir.


Hino oficial do Itaim Paulista
Compositor: Nilton Damasceno
Hino oficializado em 26/10/2005

Itaim Cantinho para se viver
Entre as curvas do Rio Tietê
Se levanta com o sol da manhã
És paulista a garra da vida
Que reúne as razões divididas
Pra fazer um grande amanhã

Sai de ti
Manifesta o teu coração
No trabalho que fazes com as mãos
Toda força do teu bem querer
Pra criar uma nova cidade
Nos caminhos da felicidade
Com seu jeito gostoso de ser Itaim 

REFERÊNCIA:

Professor Nilton Damasceno Ferreira - Hino oficial do Itaim Paulista. Publicado em 17 de fevereiro de 2012 por Nixon Araújo. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=S2vEYs4DB9I>. Acesso em 28 de junho de 2016.

Bandeira do Itaim Paulista


Esta é a bandeira oficial do Itaim Paulista, criada por votação em 14 de abril de 2007. 

A cor azul representa o céu, a harmonia e a esperança. O vermelho mostra o esforço dos operários que morreram para construir as ferrovias e rodovias da região. O branco é a cor da paz. 

A frase "Trabalho e Prosperidade" mostra o empenho dos moradores para crescerem na região.

Na figura tem um Índio Guarani em homenagem aos povos que viviam no Itaim Paulista.


Itaim Paulista: Histórias Da Pedra Pequena

Um vídeo tem feito muito sucesso na Escola Estadual de Ensino Integral João Batista Vilanova Artigas: é o vídeo "História dos Bairros - Itaim Paulista: Histórias Da Pedra Pequena". É um documentário que conta a história da origem do bairro, as lutas para construí-lo e algumas histórias peculiares. Os alunos que o assistiram chamaram a atenção para a solidariedade, para as conquistas comunitárias e para a união das pessoas. Aparecem no vídeo pessoas muito importantes na contribuição educacional e cultural do Itaim.

Que tal conhecer também esta história fascinante?




REFERÊNCIA:

História dos Bairros - Itaim Paulista: Histórias Da Pedra Pequena. Prefeitura de São Paulo: secretaria municipal de cultura e secretaria municipal de educação. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=bskA75w43kw>. Acesso em 28 de junho de 2016.

ESTUDO DE CAMPO - CONHECENDO O BAIRRO

CONHECENDO O BAIRRO

VEJA NOSSO VÍDEO:


Dia 20 de Abril de 2016, uma quarta-feira ensolarado, os alunos da disciplina eletiva “Educomunicação: nosso bairro, nossa paisagem, nosso blog” da Escola de Ensino Integral “Professor João Batista Vilanova Artigas” foram a um passeio diferente com os professores. Visitaram o bairro do Itaim Paulista nos arredores da escola para conhecer mais sobre suas ruas. 







Foram acompanhados das professoras da eletiva, Bruna de Oliveira e Francisca Rodrigues, além das professoras Andressa, Solange e Cida, que estavam com os participantes de outra eletiva, focada no Empreendedorismo social.

Os alunos observaram a questão da poluição e principalmente do lixo. Pararam para ver os lixos na rua, fotografaram o que estava espalhado. O córrego do bairro estava cheio de sujeira e entulho, casas construídas nas margens, a pracinha que fica ao lado também tinha muito lixo e resto de comida.


Descobriram no passeio que o lixo atrai muitas doenças para os moradores que vivem perto do córrego. Eles viram que tinha vários tipos de lixo como: garrafas “pet” e de cerveja “long neck”, papel de bala, papel de salgadinho, entulho, entre outros tipos de lixo.




Durante a caminhada os alunos entrevistaram alguns moradores do bairro, que na entrevista   disseram que nunca tiveram uma nenhuma doença por causa do lixo. No entanto, diante de uma época tão quente, o lixo espalhado na rua poderá acumular água com pequenos focos de mosquitos que transmitem doenças como a Dengue, Zika e outros, além da presença de ratos e baratas.


LIXO AFETA ITAIM PAULISTA

LIXO AFETA ITAIM PAULISTA



O Itaim Paulista está sendo afetado por uma grande quantidade de lixo. O bairro está sujo e poluído. As pessoas colocam os detritos antes da hora do lixeiro passar e os cachorros ficam rasgando o saco de lixo para achar sobra de comida. Quando fazem isso, eles espalham o lixo em todas as calçadas.






Os lixos estão mais nas ruas do que nas lixeiras. No esgoto tem muita sujeira que as pessoas jogam, e que depois vão para o rio. À beira do córrego, há todo tipo de coisas, por exemplo: sofá, madeiras de cama, garrafa de refrigerante, pente, laços, sacolas de lixos, entulhos e outras coisas.



Para mudar esse quadro, as pessoas devem jogar o lixo NO LIXO e não nas ruas. Há ainda a opção de depositar o entulho no ECOPONTO. Outras opções são reciclagem e a coleta seletiva. Se estas ações fossem hábito dos moradores, seria bem mais fácil manter o bairro limpo, pois diminuiria a sujeira e pouparia o trabalho das pessoas de ficar separando o lixo depois. 

Povo da Periferia - Uma oração em forma de Rap

Povo da Periferia - Ndee Naldinho - Quase uma oração do nosso povo

No título da postagem anterior do blog, falando das moradias irregulares, fizemos um intertexto, ou seja, lembramos de uma música muito forte sobre a periferia. A música chama-se "Povo da Periferia", é um rap do Ndee Naldinho. Com o uso de algumas gírias, alguns palavrões e variedades linguísticas da nossa população, a canção gravada no início dos anos 2000 faz um apelo para que alguém olhe para a periferia não só de São Paulo, mas de todo o país. Além disso, chama a atenção para a questão da criminalidade, dos motivos para a marginalização destas regiões. 


Povo da Periferiaby Ndee Naldinho


Povo da periferia há muito tempo ta abandonado né irmão,
enquanto o povo da classe alta ta enchendo o rabo de dinheiro
o povo aqui tá no veneno, sem emprego, na fome
a única saída que os irmão encontra, aqui na periferia é o mundo do crime
os irmão sabe que o crime não compensa, mas é obrigado a viver
no crime porque não tem outra saída né mano, então
que Deus proteja os irmão que agora tão na correria
que Deus proteja o povo da periferia

Refrão....

Deus, olhai o meu povo da periferia (2x)
É tanta gente triste nessa cidade
É tanta desigualdade desse outro lado da cidade
Mas eu tenho fé, eu tenho fé eu acredito em Deus
Olhai por esses filhos teus
Senhor!
Ó Pai, Senhor, olhai o meu povo sofrido da periferia (2x)

Ah! Olhando pro meu povo vejo a tristeza
Estampada em cada rosto que perdeu a beleza
A vida é embaçada pra quem tá no veneno
Uma mãe vendo os seus filhos com fome sofrendo
Os mais ricos do mundo só fazem investimentos
Diversão pra boyzinho, pra coisa ruim e armamento
Quanto ao meu povo, investimento é zero
Dia a dia não é fácil, dia a dia não é belo
Vários moleque na rua sem endereço, drogado
Mendigo, gente sofredora, também largado
Se arrastando e com vontade de viver
Muita gente dá de frente, finge que não vê
De que adianta vida boa e ter tudo da hora
Se o meu povo tá no veneno,ah meu Deus, e agora?
Eu peço ao senhor que dê paz e alegria
Cuida de nós
O povo da periferia

Refrão....

Deus, olhai o meu povo da periferia(2x)
É tanta gente triste nessa cidade
É tanta desigualdade desse outro lado da cidade
Mas eu tenho fé, eu tenho fé eu acredito em Deus
Olhai por esses filhos teus
Senhor!
Ó Pai, Senhor olhai o meu povo sofrido da periferia(2x)

Ah! O povo é mal cuidado ignorado esquecido
Os ricos querem mais é ver meu povo f*
Exploram nossa vida, roubam nosso dinheiro
Eu vejo o povo no veneno entrando em desespero
Irmão na ira, sem paz espiritual
Se armando
Roubando, se arriscando porque tá precisando
Apanhando na vida, passando fome, que injustiça
E quando roda toma coro todo dia da polícia
Que a cada dia o crime vai crescendo essa vida deixa o povo
Revoltado e violento
A pobreza, a miséria, todo dia cresce
Que p* é essa? Meu povo não merece
Um dia quem só f* a gente vai se f*
Eles obrigam o meu povo a não ter paz para viver
Que Deus proteja os irmão que agora tão na correria
Que Deus proteja o povo da periferia

Refrão....

Deus, olhai o meu povo da periferia(2x)
É tanta gente triste nessa cidade
É tanta desigualdade desse outro lado da cidade
Mas eu tenho fé, eu tenho fé eu acredito em Deus
Olhai por esses filhos teus
Senhor!
Ó Pai, Senhor, olhai o meu povo sofrido da periferia(2x)


Ó Pai, Senhor, olhai o meu povo sofrido da periferia(2x)

REFERÊNCIAS: 

NDEE NALDINHO- POVO DA PERIFERIA-LEGENDADO.
Vídeo publicado em 31 de dezembro de 2012 por Etevaldo Pinto. Disponível em <
https://www.youtube.com/watch?v=aZOjCi-jai4>. Acesso em 27 de junho de 2016.

Povo da Periferia. Ndee Naldinho. Site Vagalume. Disponível em  <https://www.vagalume.com.br/ndee-naldinho/povo-da-periferia.html>. Acesso em 27 de junho de 2016.


MORADIAS EM ÁREAS DE RISCO OU ÁREAS IRREGULARES

ÁREAS DE RISCO - "OLHAI O POVO SOFRIDO DA PERIFERIA"


O Itaim paulista é o último distrito da zona leste, na cidade de São Paulo. Podemos ver na TV ou em redes sociais que é um bairro muito carente, e dentre as muitas necessidades, uma delas é a moradia.



Parte da população, por não ter outra opção para escolha, constrói casas em terrenos de riscos, beirando os córregos do bairro. Em um caso recente, dia 06 de junho de 2016, uma casa desabou com a chuva, pois estava construída em um lugar de risco, praticamente em cima do rio. Este fato abalou os alunos da Escola de Tempo Integral Professor João Batista Vilanova Artigas, pois uma aluna tinha parentescos com os moradores da casa. Infelizmente, um homem faleceu na ocasião.




Podemos até tentar mudar esta situação conscientizando as pessoas para que parem de construir seus lares em locais de riscos. Mas não devemos esquecer que a solução não depende somente delas, precisamos chamar a atenção do Governo, pressionando-o para que proporcione moradias às classes mais necessitadas, à periferia que é tão populosa, porém só é lembrada em ano eleitoral.

*O TÍTULO DESTA MATÉRIA É UM INTERTEXTO COM A MÚSICA "POVO DA PERIFERIA", DE NDEE NALDINHO

ITAIM PAULISTA: 06 e 07 DE JUNHO DE 2016

MAIS UMA CHEIA PARA CHAMAR DE NOSSA


Um grande temporal foi vivenciado pelos moradores do Itaim Paulista. Da noite do dia 06 para a madrugada de 07 de junho, a chuva castigou o bairro. No Jardim Nélia, por volta das 22h30min da segunda-feira, uma casa à beira do rio desabou, deixando uma família desabrigada e um morador morto. Gelson Ferreira da Silva, de 45 anos, dormia sozinho em casa no momento do desabamento.



ENCHENTE NO ITAIM PAULISTA: 09 DE JANEIRO DE 2016

09 DE JANEIRO DE 2016: ANO NOVO, CHUVA NOVA


O Itaim Paulista sofreu mais uma vez com as fortes chuvas. Desta vez, em um sábado de janeiro, no fim de tarde do dia 09. Cerca de 2000 famílias foram afetadas pelo temporal, que foi, em um dia, metade do esperado para o mês de janeiro inteiro. Moradores registraram os estragos e a enchente. 

Próximo à Escola Estadual de Ensino Integral Professor João Batista Vilanova Artigas, há o córrego Itaim, que corta os bairros Cidade Kemel, Jardim Nélia, Jardim Camargo Novo e Jardim Camargo Velho. Toda esta região foi inundada, tendo inclusive alunos da escola que foram castigados em suas casas pela ação da chuva.


REFERÊNCIA DO VÍDEO:

CLN: Fortes chuvas no sábado, 9, causam enchente no extremo leste de SP. Publicado em 11 de jan de 2016 por TV CLN. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=phqBf2beuho>. Acesso em 27 de junho de 2016.

ENCHENTES NO ITAIM PAULISTA

As primeiras enchentes no Itaim Paulista, segundo os moradores mais antigos do bairro, ocorreram em meados dos anos 60. De lá pra cá, todo verão traz muito medo para a população, por ser a época das fortes chuvas. Junto à água que se vai após o alagamento, sonhos também se vão. Gostaríamos de começar as reflexões mostrando este vídeo dos córregos no Itaim Paulista em 2011, gravado pela TV Itaim. 

Sugerimos uma reflexão: qual é a ação dos moradores neste cenário?



Referência do vídeo:

Córregos no Itaim Paulista. Situação dos córregos no Itaim Paulista, após as chuvas dos dias 15 e 16/10/2011. Gravado pela TV Itaim em 16/10/2011. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=4xlf8uC-kIM>. Acesso em 27 de junho de 2016.


PLANO DE DISCIPLINA ELETIVA - 1º SEMESTRE/2016 ESCOLA “PROFESSOR JOÃO BATISTA VILANOVA ARTIGAS”

PLANO DE DISCIPLINA ELETIVA - 1º SEMESTRE/2016ESCOLA “PROFESSOR JOÃO BATISTA VILANOVA ARTIGAS”


“EDUCOMUNICAÇÃO: NOSSO BAIRRO, NOSSA PAISAGEM, NOSSO BLOG”

EMENTA: A disciplina eletiva “EDUCOMUNICAÇÃO: NOSSO BAIRRO, NOSSA PAISAGEM, NOSSO BLOG” tem como proposta incentivar o aprendizado, a criatividade e o empoderamento local dos alunos por meio do estudo da evolução das enchentes no bairro. Este estudo será realizado com pesquisas, entrevistas, criação de vídeos e outras mídias, troca de informações e de produções lúdicas como dramatizações, paródias, músicas e outras atividades artísticas a serem publicadas em um blog específico. As atividades conceituais de Língua Portuguesa, História, Geografia e Informática serão sempre contextualizadas com os processos de criação, de modo que se priorize o desenvolvimento do letramento, da oralidade e das competências leitora e escritora, além do uso das TIC'S – tecnologias de informação e comunicação atuais.

JUSTIFICATIVA: A escola tem como desafios atuais promover o efetivo letramento. Sabe-se que a população brasileira é, em sua maior parte, alfabetizada, porém muitos não têm o hábito de leitura efetivo, criando dificuldades de interpretação textual. Os textos estão presentes em todas as situações comunicativas, sendo necessária a boa fluência em linguagem oral e escrita para produzir, ler e interpretar textos. Pensando nisso, a presente eletiva visa desenvolver capacidades comunicativas usando-se da educomunicação, que é uma metodologia de aprendizagem com o uso de tecnologias modernas de informação e mídia, o que faz o aprendizado se transformar em algo lúdico e de interação social.
A educomunicação, campo de estudo consolidado pelo Núcleo de Educação e Comunicação da Universidade de São Paulo, coordenado pelo professor Ismar Soares, é uma proposta que liga os saberes da comunicação aos da educação e que tem como norte desenvolver práticas em prol da educação formal ou informal. É o educar por meio da comunicação. Através da educomunicação, os participantes aprendem o uso da tecnologia para construção de conhecimentos que partem da educação básica, passando por conteúdos diversificados e promovem autonomia, cidadania, respeito, liberdade de expressão, ética e demais comportamentos sociais.
A proposta é a criação de um blog contendo estudos da comunidade local voltados para a evolução de enchentes no bairro, com a finalidade de que os alunos possam refletir sobre o processo do homem agindo contra o meio ambiente, favorecendo uma visão crítica, ética e política aos educandos. Unindo a história do bairro e a geografia local à linguagem jornalística e promovendo o uso da comunicação e da tecnologia para divulgação destes estudos, espera-se alcançar os objetivos interdisciplinares contidos nesta eletiva.

ÁREAS DO CONHECIMENTO: Geografia, História e Língua Portuguesa

PROFESSORAS ORIENTADORAS: Bruna de Oliveira e Francisca Rodrigues

OBJETIVOS: Reconhecer urgentemente a necessidade da elevação do nível  científico, cultural e técnico do homem, para a universalização da  escolarização básica de qualidade; Contemplar as necessidades educativas do aluno; Dar atenção à diversidade na aula; Potencializar o processo de colaboração e a socialização do ensino; Possibilitar a interação entre a comunidade escolar e o bairro; Inserir na escola o interesse por diversos gêneros discursivos e o uso de TIC'S – Tecnologias de informação e comunicação; Desenvolver a capacidade leitora, escrita e oral, elevando assim o nível de letramento; Promover o empoderamento do aluno perante sua comunidade; Refletir sobre a situação local; Exercer efetivamente a cidadania; Resgatar o histórico da paisagem local e estudá-lo de maneira concreta, percebendo-se o aluno como participante e elemento do bairro, valorizando a comunidade.

HABILIDADES: Desenvolver formação teórica consistente, ter compromisso ético e político e acreditar em suas potencialidades; Compreensão oral, leitora, produção oral e escrita; Domínio de tecnologias de informação e comunicação; Desenvolver o letramento; Utilizar-se de artifícios artísticos e culturais para divulgar e conscientizar a comunidade quanto a problemas reais; Reconhecer elementos constitutivos de uma paisagem; Relacionar informações que permitam a percepção dos diferentes elementos da paisagem; Comparar distintos elementos da paisagem; Identificar por meio de iconografias, situações de desigualdades sociais impressas nas paisagens; Reconhecer no tempo histórico as permanências e mudanças, as diferenças e semelhanças dos eventos humanos; Identificar problemas a partir da observação da realidade; Pensar em soluções que possam resolver problemas reais e beneficiar sua comunidade; Reconhecer os elementos organizacionais e estruturais caracterizadores dos gêneros textuais jornalísticos; Refletir sobre o uso da língua como instrumento facilitador de toda e qualquer aprendizagem; Questionar a realidade, identificando problemas e propondo soluções; Fazer uso do pensamento lógico, da criatividade, da intuição e da capacidade de análise crítica para a resolução de problemas; Produzir mensagens próprias, interagindo com os meios; Selecionar acontecimentos e temas relevantes para a escrita de textos jornalísticos na ferramenta blog.

CONTEÚDOS: Leitura, produção e interpretação de gêneros de textos jornalísticos como entrevista, notícia, crônica, reportagem, gráficos e infográficos; Produções de vídeos; Dramatizações e encenações; Composição de textos artísticos como músicas e textos teatrais; Estudo do meio; Leitura de paisagem; Tempo histórico e tempo da natureza; Memórias do bairro; Arte e fotografia; Linguagem das fontes históricas; Etapas de elaboração e revisão de escrita; Tecnologias de informação e comunicação.

METODOLOGIA: Desenvolver atividades que tenham uso contextualizado e real, no intuito de despertar e manter a motivação dos alunos; Promover estratégias para despertar o interesse pelos conteúdos trabalhados; Trabalhar os conteúdos de modo interdisciplinar para que os alunos percebam sua aplicabilidade e seu uso social; Uso do blog como ferramenta de interação e registro de conteúdos; Gravação de vídeos e áudios para registro e divulgação de informações pesquisadas; Produção de atividades artísticas como forma de conscientização, interação, intervenção e divulgação comunitária; Estudo de campo; Conexão com o currículo escolar.

RECURSOS: Computadores com acesso à internet; máquinas filmadoras, fotográficas e gravadores de áudio - que podem ser também de uso pessoal dos alunos, como celulares e mp3; cadernos para anotações; Projetor de imagens e vídeos – Datashow; Caixa de som; TNT; Cartolinas, papéis sulfite, cartão e pardo; Fitas adesivas e dupla-faces; Barbantes; Colas, tesouras, réguas, lápis e canetas coloridas.

AVALIAÇÃO: A avaliação será contínua, observando aspectos como: Compreensão dos momentos históricos e geográficos da comunidade; Uso da língua portuguesa nas modalidades escrita e oral; Capacidade de interação com o grupo; Proatividade; Tomada de decisões; Qualidade das produções; Criatividade nas atividades artísticas; Interpretação, leitura, produção e revisão de textos.

REFERENCIAIS BIBLIOGRÁFICOS:
AB’SABER, Aziz. A geografia do bairro. Revista Nova Escola, São Paulo, ano 16, n.139, p. 14-16, jan./fev 2001.
ADEVE, José Luiz (et al.) EduComunicação em Movimento. Fundação Tide Setúbal: São Paulo, 2012.
COTES, P. Quer aprender? Crie um blog. São Paulo: Revista Época, ed. 456, 12 fev. 2007. Disponível em http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG76347-6014-456,00.html  Acesso em: 05 de março de 2016.                                                                                                                                                      
FREITAS, Gustavo. TIC na Educação: Como criar um blog pra escola, um projeto ou uma disciplina – Parte I. Disponível em http://gfsolucoes.net/como-criar-um-blog-pra-escola-i/  Acesso em 03 de março de 2016.
KLEIMAN, Angela B. (2005). Preciso “ensinar” o letramento? Não basta ensinar a ler e escrever? Cefiel/Unicamp & MEC.
MARCUSCHI, Luiz A. (2000) Da fala para a escrita. Atividades de retextualização. São Paulo: Cortez Editora.
SANTOS, Milton. Metamorfoses do espaço habitado: fundamentos teóricos e metodológicos da geografia. São Paulo: Hucitec, 1991.
SOARES, Ismar de Oliveira. MAS, AFINAL, O QUE É EDUCOMUNICAÇÃO? USP, São Paulo. Disponível em http://www.usp.br/nce/wcp/arq/textos/27.pdf  Acesso em: 05 de março de 2016.
SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Proposta curricular do Estado de São Paulo para o ensino de língua portuguesa para o ensino fundamental Ciclo II e ensino médio. São Paulo: SEE, 2008.
SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Proposta curricular do Estado de São Paulo para o ensino de história para o ensino fundamental Ciclo II e ensino médio. São Paulo: SEE, 2008.
SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Proposta curricular do Estado de São Paulo para o ensino de geografia para o ensino fundamental Ciclo II e ensino médio. São Paulo: SEE, 2008.
SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Matriz de avaliação processual: geografia e história, ciências humanas. São Paulo: SEE, 2016.
SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Matriz de avaliação processual : língua portuguesa, linguagens. São Paulo: SEE, 2016.

CRONOGRAMA:
MARÇO
16 – Acolhimento inicial: Apresentação e exposição inicial da disciplina eletiva aos alunos inscritos, exposição de conteúdos, justificativa, objetivos, metodologia e instrumentos de avaliação; Expectativas para a culminância.
23 – Estudo dos elementos constitutivos de uma paisagem e de informações que permitam a percepção dos diferentes elementos dela;
30 - Estudo de iconografias, situações de desigualdades sociais impressas nas paisagens; Reconhecimento no tempo histórico as permanências e mudanças, as diferenças e semelhanças dos eventos humanos.
ABRIL
06 – Identificação de problemas a partir da observação da realidade.
13 – Orientação para o estudo de campo.
20 – Estudo de campo.
27 - Roda de conversa sobre o estudo de campo; Conclusão das pesquisas e tomada de decisões; Plano de ação para elaboração do blog.
MAIO
04 – Criação do blog; Produções de vídeos e inserção no blog.
11 – Produções de vídeos e inserção no blog; Estudo de textos jornalísticos; Produções de textos e inserção no blog.
18 - Estudo de textos jornalísticos; Produções de textos e inserção no blog.
25 - Estudo de textos jornalísticos; Produções de textos e inserção no blog.
JUNHO
01 – Revisão final de todo o blog para finalização da atividade.
08 – Preparação do material de exposição para a culminância.
15 – Ensaios para a culminância.
22 – Ensaios para a culminância.
29 - Ensaios para a culminância.