segunda-feira, 27 de junho de 2016

PLANO DE DISCIPLINA ELETIVA - 1º SEMESTRE/2016 ESCOLA “PROFESSOR JOÃO BATISTA VILANOVA ARTIGAS”

PLANO DE DISCIPLINA ELETIVA - 1º SEMESTRE/2016ESCOLA “PROFESSOR JOÃO BATISTA VILANOVA ARTIGAS”


“EDUCOMUNICAÇÃO: NOSSO BAIRRO, NOSSA PAISAGEM, NOSSO BLOG”

EMENTA: A disciplina eletiva “EDUCOMUNICAÇÃO: NOSSO BAIRRO, NOSSA PAISAGEM, NOSSO BLOG” tem como proposta incentivar o aprendizado, a criatividade e o empoderamento local dos alunos por meio do estudo da evolução das enchentes no bairro. Este estudo será realizado com pesquisas, entrevistas, criação de vídeos e outras mídias, troca de informações e de produções lúdicas como dramatizações, paródias, músicas e outras atividades artísticas a serem publicadas em um blog específico. As atividades conceituais de Língua Portuguesa, História, Geografia e Informática serão sempre contextualizadas com os processos de criação, de modo que se priorize o desenvolvimento do letramento, da oralidade e das competências leitora e escritora, além do uso das TIC'S – tecnologias de informação e comunicação atuais.

JUSTIFICATIVA: A escola tem como desafios atuais promover o efetivo letramento. Sabe-se que a população brasileira é, em sua maior parte, alfabetizada, porém muitos não têm o hábito de leitura efetivo, criando dificuldades de interpretação textual. Os textos estão presentes em todas as situações comunicativas, sendo necessária a boa fluência em linguagem oral e escrita para produzir, ler e interpretar textos. Pensando nisso, a presente eletiva visa desenvolver capacidades comunicativas usando-se da educomunicação, que é uma metodologia de aprendizagem com o uso de tecnologias modernas de informação e mídia, o que faz o aprendizado se transformar em algo lúdico e de interação social.
A educomunicação, campo de estudo consolidado pelo Núcleo de Educação e Comunicação da Universidade de São Paulo, coordenado pelo professor Ismar Soares, é uma proposta que liga os saberes da comunicação aos da educação e que tem como norte desenvolver práticas em prol da educação formal ou informal. É o educar por meio da comunicação. Através da educomunicação, os participantes aprendem o uso da tecnologia para construção de conhecimentos que partem da educação básica, passando por conteúdos diversificados e promovem autonomia, cidadania, respeito, liberdade de expressão, ética e demais comportamentos sociais.
A proposta é a criação de um blog contendo estudos da comunidade local voltados para a evolução de enchentes no bairro, com a finalidade de que os alunos possam refletir sobre o processo do homem agindo contra o meio ambiente, favorecendo uma visão crítica, ética e política aos educandos. Unindo a história do bairro e a geografia local à linguagem jornalística e promovendo o uso da comunicação e da tecnologia para divulgação destes estudos, espera-se alcançar os objetivos interdisciplinares contidos nesta eletiva.

ÁREAS DO CONHECIMENTO: Geografia, História e Língua Portuguesa

PROFESSORAS ORIENTADORAS: Bruna de Oliveira e Francisca Rodrigues

OBJETIVOS: Reconhecer urgentemente a necessidade da elevação do nível  científico, cultural e técnico do homem, para a universalização da  escolarização básica de qualidade; Contemplar as necessidades educativas do aluno; Dar atenção à diversidade na aula; Potencializar o processo de colaboração e a socialização do ensino; Possibilitar a interação entre a comunidade escolar e o bairro; Inserir na escola o interesse por diversos gêneros discursivos e o uso de TIC'S – Tecnologias de informação e comunicação; Desenvolver a capacidade leitora, escrita e oral, elevando assim o nível de letramento; Promover o empoderamento do aluno perante sua comunidade; Refletir sobre a situação local; Exercer efetivamente a cidadania; Resgatar o histórico da paisagem local e estudá-lo de maneira concreta, percebendo-se o aluno como participante e elemento do bairro, valorizando a comunidade.

HABILIDADES: Desenvolver formação teórica consistente, ter compromisso ético e político e acreditar em suas potencialidades; Compreensão oral, leitora, produção oral e escrita; Domínio de tecnologias de informação e comunicação; Desenvolver o letramento; Utilizar-se de artifícios artísticos e culturais para divulgar e conscientizar a comunidade quanto a problemas reais; Reconhecer elementos constitutivos de uma paisagem; Relacionar informações que permitam a percepção dos diferentes elementos da paisagem; Comparar distintos elementos da paisagem; Identificar por meio de iconografias, situações de desigualdades sociais impressas nas paisagens; Reconhecer no tempo histórico as permanências e mudanças, as diferenças e semelhanças dos eventos humanos; Identificar problemas a partir da observação da realidade; Pensar em soluções que possam resolver problemas reais e beneficiar sua comunidade; Reconhecer os elementos organizacionais e estruturais caracterizadores dos gêneros textuais jornalísticos; Refletir sobre o uso da língua como instrumento facilitador de toda e qualquer aprendizagem; Questionar a realidade, identificando problemas e propondo soluções; Fazer uso do pensamento lógico, da criatividade, da intuição e da capacidade de análise crítica para a resolução de problemas; Produzir mensagens próprias, interagindo com os meios; Selecionar acontecimentos e temas relevantes para a escrita de textos jornalísticos na ferramenta blog.

CONTEÚDOS: Leitura, produção e interpretação de gêneros de textos jornalísticos como entrevista, notícia, crônica, reportagem, gráficos e infográficos; Produções de vídeos; Dramatizações e encenações; Composição de textos artísticos como músicas e textos teatrais; Estudo do meio; Leitura de paisagem; Tempo histórico e tempo da natureza; Memórias do bairro; Arte e fotografia; Linguagem das fontes históricas; Etapas de elaboração e revisão de escrita; Tecnologias de informação e comunicação.

METODOLOGIA: Desenvolver atividades que tenham uso contextualizado e real, no intuito de despertar e manter a motivação dos alunos; Promover estratégias para despertar o interesse pelos conteúdos trabalhados; Trabalhar os conteúdos de modo interdisciplinar para que os alunos percebam sua aplicabilidade e seu uso social; Uso do blog como ferramenta de interação e registro de conteúdos; Gravação de vídeos e áudios para registro e divulgação de informações pesquisadas; Produção de atividades artísticas como forma de conscientização, interação, intervenção e divulgação comunitária; Estudo de campo; Conexão com o currículo escolar.

RECURSOS: Computadores com acesso à internet; máquinas filmadoras, fotográficas e gravadores de áudio - que podem ser também de uso pessoal dos alunos, como celulares e mp3; cadernos para anotações; Projetor de imagens e vídeos – Datashow; Caixa de som; TNT; Cartolinas, papéis sulfite, cartão e pardo; Fitas adesivas e dupla-faces; Barbantes; Colas, tesouras, réguas, lápis e canetas coloridas.

AVALIAÇÃO: A avaliação será contínua, observando aspectos como: Compreensão dos momentos históricos e geográficos da comunidade; Uso da língua portuguesa nas modalidades escrita e oral; Capacidade de interação com o grupo; Proatividade; Tomada de decisões; Qualidade das produções; Criatividade nas atividades artísticas; Interpretação, leitura, produção e revisão de textos.

REFERENCIAIS BIBLIOGRÁFICOS:
AB’SABER, Aziz. A geografia do bairro. Revista Nova Escola, São Paulo, ano 16, n.139, p. 14-16, jan./fev 2001.
ADEVE, José Luiz (et al.) EduComunicação em Movimento. Fundação Tide Setúbal: São Paulo, 2012.
COTES, P. Quer aprender? Crie um blog. São Paulo: Revista Época, ed. 456, 12 fev. 2007. Disponível em http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG76347-6014-456,00.html  Acesso em: 05 de março de 2016.                                                                                                                                                      
FREITAS, Gustavo. TIC na Educação: Como criar um blog pra escola, um projeto ou uma disciplina – Parte I. Disponível em http://gfsolucoes.net/como-criar-um-blog-pra-escola-i/  Acesso em 03 de março de 2016.
KLEIMAN, Angela B. (2005). Preciso “ensinar” o letramento? Não basta ensinar a ler e escrever? Cefiel/Unicamp & MEC.
MARCUSCHI, Luiz A. (2000) Da fala para a escrita. Atividades de retextualização. São Paulo: Cortez Editora.
SANTOS, Milton. Metamorfoses do espaço habitado: fundamentos teóricos e metodológicos da geografia. São Paulo: Hucitec, 1991.
SOARES, Ismar de Oliveira. MAS, AFINAL, O QUE É EDUCOMUNICAÇÃO? USP, São Paulo. Disponível em http://www.usp.br/nce/wcp/arq/textos/27.pdf  Acesso em: 05 de março de 2016.
SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Proposta curricular do Estado de São Paulo para o ensino de língua portuguesa para o ensino fundamental Ciclo II e ensino médio. São Paulo: SEE, 2008.
SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Proposta curricular do Estado de São Paulo para o ensino de história para o ensino fundamental Ciclo II e ensino médio. São Paulo: SEE, 2008.
SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Proposta curricular do Estado de São Paulo para o ensino de geografia para o ensino fundamental Ciclo II e ensino médio. São Paulo: SEE, 2008.
SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Matriz de avaliação processual: geografia e história, ciências humanas. São Paulo: SEE, 2016.
SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Matriz de avaliação processual : língua portuguesa, linguagens. São Paulo: SEE, 2016.

CRONOGRAMA:
MARÇO
16 – Acolhimento inicial: Apresentação e exposição inicial da disciplina eletiva aos alunos inscritos, exposição de conteúdos, justificativa, objetivos, metodologia e instrumentos de avaliação; Expectativas para a culminância.
23 – Estudo dos elementos constitutivos de uma paisagem e de informações que permitam a percepção dos diferentes elementos dela;
30 - Estudo de iconografias, situações de desigualdades sociais impressas nas paisagens; Reconhecimento no tempo histórico as permanências e mudanças, as diferenças e semelhanças dos eventos humanos.
ABRIL
06 – Identificação de problemas a partir da observação da realidade.
13 – Orientação para o estudo de campo.
20 – Estudo de campo.
27 - Roda de conversa sobre o estudo de campo; Conclusão das pesquisas e tomada de decisões; Plano de ação para elaboração do blog.
MAIO
04 – Criação do blog; Produções de vídeos e inserção no blog.
11 – Produções de vídeos e inserção no blog; Estudo de textos jornalísticos; Produções de textos e inserção no blog.
18 - Estudo de textos jornalísticos; Produções de textos e inserção no blog.
25 - Estudo de textos jornalísticos; Produções de textos e inserção no blog.
JUNHO
01 – Revisão final de todo o blog para finalização da atividade.
08 – Preparação do material de exposição para a culminância.
15 – Ensaios para a culminância.
22 – Ensaios para a culminância.
29 - Ensaios para a culminância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário