Disciplinas eletivas
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, no seu artigo 26, propõe ao currículo
uma Parte Diversificada que fornece diretrizes para a concepção das Disciplinas
Eletivas no Ensino Integral. Os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio
(1999) estabelecem para a escola, em cumprimento ao seu papel primordial, pensar
num currículo como instrumentação da cidadania democrática, contemplando
conteúdos e estratégias de aprendizagem que capacitem o ser humano em três
domínios: a vida em sociedade, a atividade produtiva e a experiência subjetiva,
sustentados por diretrizes gerais orientadoras pelos quatro pilares da educação da UNESCO, Aprender a Conhecer, Aprender a Fazer, Aprender a Conviver e Aprender a
Ser.
As Disciplinas Eletivas são um dos componentes da Parte Diversificada e, devem
promover o enriquecimento, a ampliação e a diversificação de conteúdos, temas ou
áreas do Núcleo Comum. Consideram a interdisciplinaridade enquanto eixo
metodológico para buscar a relação entre os temas explorados, respeitando as
especificidades das distintas áreas de conhecimento.
Dentro do currículo do Ensino Integral as disciplinas eletivas ocupam um lugar
central no que tange à diversificação das experiências escolares, oferecendo um
espaço privilegiado para a experimentação, a interdisciplinaridade e o
aprofundamento dos estudos. Por meio delas é possível propiciar o desenvolvimento
das diferentes linguagens: plástica, verbal, matemática, gráfica e corporal, além de
proporcionar a expressão e comunicação de ideias e a interpretação e a fruição de
produções culturais.
Dessa forma, os alunos participam da construção do seu próprio currículo; da
ampliação, da diversificação de conceitos, procedimentos ou temáticas de uma
disciplina ou área de conhecimento que não são garantidas no espaço cotidiano
disciplinar; o desenvolvimento de ações de acordo com os seus interesses relacionado
aos seus Projetos de Vida e/ou da comunidade a que pertencem; o favorecimento da
preparação para a futura aquisição de capacidades específicas e de gestão de seus
conhecimentos para continuidade dos estudos e ingresso no mundo do trabalho.
As Disciplinas Eletivas, de organização semestral, são propostas e elaboradas
por grupos de ao menos dois professores de disciplinas distintas. O tema é de livre
escolha professores, desde que se trate de um assunto relevante e que seja abordado
de modo a aprofundar os conteúdos da Base Nacional Comum.
A cada semestre a escola deve oferecer aos alunos um conjunto de opções de
disciplinas eletivas. Cabe a cada grupo de professores responsáveis por uma eletiva
fazer um plano de trabalho, a ser explicitado por meio de uma ementa. A publicação das ementas permite aos alunos escolherem de forma consciente a eletiva que
desejam cursar.
As eletivas devem ser planejadas de modo a culminar com a realização de um
produto ou evento a ser apresentado para toda a escola.
Tendo em vista o incentivo à convivência e à troca de experiências, as eletivas
têm por princípio a integração de alunos dos diversos anos/séries. No ensino
fundamental podem ser agrupados alunos do 6º e 7º anos e do 8º e 9º anos. No ensino
médio podem ser agrupados alunos das três séries. Para assegurar essa participação
na organização do horário escolar as eletivas devem ser oferecidas todas no mesmo
horário.
REFERÊNCIAS
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO. Diretrizes do programa - ensino integral. Governo do estado de São Paulo - Secretaria da educação.
Disponível em <http://www.educacao.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/documentos/726.pdf>. Acesso em 27 de junho de 2016.
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